Quem estuda e trabalha sabe como pode ser difícil equilibrar as duas atividades sem perder a qualidade de vida. É inegável que conciliar os livros com um emprego e/ou com a carreira exige planejamento e foco, mas é possível!

Organizar a semana, afastar as distrações e não deixar o conteúdo acumular são dicas que vão ajudá-lo a estudar e trabalhar de forma saudável, sem ter que abrir mão nem de um nem de outro. Não deixe ainda de usar tecnologia a seu favor e reservar um tempo para se divertir.

Então, confira 5 dicas incríveis para conciliar estudos e trabalho na sua rotina:

1. Organize a semana

O primeiro passo para conciliar estudos e trabalho na sua rotina é se organizar. Use o planejamento a seu favor e, antes mesmo da semana começar, pegue uma agenda e analise seus horários. Comece pelos compromissos fixos, como horário de trabalho e aulas.

Analise em seguida as horas livres e divida-as de forma sábia. Separe um tempo para estudos, um período para lazer e deixe alguns minutos para possíveis imprevistos. Outro cuidado importante é sempre considerar o tempo que você leva em seus deslocamentos.

2. Tenha foco

A procrastinação é uma das maiores inimigas dos estudantes que também trabalham. Para não perder seu valioso tempo com distrações, ter foco é preciso. Na hora de estudar fuja das redes sociais, jogos de celular e aplicativos de mensagem. Tenha concentração no que está fazendo no momento.

É importante também fechar todas as abas do navegador que não tiverem relação com o que está estudando e, ainda, desabilite as notificações do celular. Quanto mais focado você estiver, mais tempo livre terá para as outras áreas da vida.

3. Não deixe o conteúdo acumular

Para conciliar bem trabalho e estudos na rotina, é essencial não deixar o conteúdo acumular. Novamente, faça da organização a sua melhor amiga. Reserve pelo menos uma hora durante o dia para revisar a matéria. Não deu tempo por causa do trabalho? Então reserve algumas horas no fim de semana para estudar. Assim, você não atrasa seu cronograma de estudos.

4. Use a tecnologia

A tecnologia é uma excelente ferramenta na rotina de quem estuda e trabalha. É possível, por exemplo, baixar apostilas para ler no celular ou no tablet no caminho para o trabalho.

Podcasts e vídeos também podem ser usados para aprender determinado conteúdo de forma divertida e prática. O segredo é usar os intervalos que aparecem durante o dia, como a fila de banco e intervalo para o almoço, para colocar a matéria em dia!

5. Reserve espaço para a diversão

Nem só de trabalho e estudos vive o homem. Se divertir também é preciso! Na hora de organizar sua semana, reserve algumas horas para sair com os amigos, ver a família ou, até mesmo, ficar de pernas para o ar. Ter tempo livre para o lazer é cuidado importante para recuperar as energias.

Conciliar estudos e trabalho é um desafio, mas temos certeza que, seguindo essas dicas, você vai conseguir ter sucesso na missão!

Gostou deste conteúdo? Siga a gente no Facebook e no Instagram para ter acesso em primeira mão a outros posts!