Ser aprovado no vestibular e poder fazer o curso dos seus sonhos é uma grande conquista e também o começo de uma caminhada repleta de descobertas e novos desafios.

E se você escolheu uma instituição de ensino em outra cidade e precisa de uma mãozinha para saber por onde começar, aproveite essas 5 dicas para quem vai morar sozinho e entre com o pé direito nessa nova etapa da sua vida. Confira!

1. Faça listas

Listas são uma ótima forma de definir prioridades, saber o que realmente está faltando e garantir que você não se esqueça de nenhum detalhe importante para a sua nova rotina.

Por isso, antes de sair comprando todos os móveis e utensílios para fazer o projeto de decoração dos seus sonhos, comece relacionando tudo o que você julga indispensável como colchão, fogão, geladeira, pratos, talheres, panelas, até itens menores, mas extremamente necessários, como adaptadores de tomada, abridores de lata ou a sua escova de dente.

2. Conheça mais sobre a cidade em que você vai morar

Procurar saber mais sobre a sua nova cidade antes de se mudar, descobrir as principais ruas e bairros, com certeza, vai ajudá-lo a se ambientar mais rapidamente e com mais tranquilidade.

Pesquise características mais gerais como clima, custo de vida, infraestrutura da cidade e transporte público, descubra onde ficam supermercados, bancos, restaurantes, pontos de ônibus, qual a distância da sua casa até o campus e outras informações que poderão facilitar o seu dia a dia.

3. Mantenha o seu ambiente limpo e organizado

Lembre-se que a sua casa será o seu local de estudos, de lazer e de descanso e, por isso, estabelecer algumas regras é essencial para que você consiga se organizar.

Além disso, manter uma rotina de organização facilita também a limpeza da casa, otimiza o seu tempo e, ainda, deixa o seu espaço mais agradável e aconchegante.

4. Tenha uma agenda

Quando começamos uma nova rotina, é comum nos perdermos um pouco nos horários ou termos dificuldades para conciliar todas as atividades do dia.

Nesses momentos, uma boa solução é colocar a sua relação de compromissos na porta da geladeira ou ter uma agenda, com horários preestabelecidos ao longo da semana para estudar, arrumar a casa, ir à academia e conseguir realizar todas as atividades que estão em sua programação.

5. Organize os seus gastos

Este é um tópico fundamental para que você consiga controlar as suas despesas quando estiver morando sozinho. Afinal, ninguém quer ficar sem dinheiro antes do final do mês, não é mesmo?

E uma boa forma de evitar essa situação é fazer uma planilha com os principais gastos como aluguel, luz, internet e transporte e incluir também despesas como xerox de textos para a faculdade ou aquela saidinha com os amigos que, mesmo estando fora do planejamento, com certeza farão toda a diferença no seu orçamento do mês.

Gostou dessas dicas para quem vai morar sozinho e quer saber mais sobre como organizar as suas finanças? Então não deixe de ler o nosso post: Planejamento financeiro estudantil: 5 dicas para vestibulandos!