Escolher um curso superior que consiga atender aos seus objetivos de carreira e que esteja alinhado com as suas habilidades pessoais é uma decisão muito importante e um grande passo no caminho rumo ao seu futuro de sucesso.

E para você, que está pensando em cursar a faculdade de teologia, preparamos esse texto com informações sobre os conhecimentos que serão adquiridos durante o curso para que você conheça um pouco mais sobre essa graduação tão repleta de possibilidades. Confira!

Qual é o campo de estudo da teologia?

Conhecida como a “ciência da fé”, a teologia estuda Deus, ou seja, essa área busca compreender a concepção de Deus em cada religião e as representações sociais do divino em diferentes grupos sociais, buscando compreender as práticas religiosas das diferentes culturas ao redor do mundo, realizando estudos sobre os textos sagrados, tradições e doutrinas, além de conhecer a influência das diversas crenças sobre os indivíduos e a sociedade.

E para conseguir captar toda essa complexidade da fé humana, além dos conhecimentos mencionados acima, o teólogo precisa associar os conceitos específicos das religiões a outras áreas de estudo das ciências humanas, como a filosofia, a sociologia e a antropologia.

Como é a formação em teologia?

Você poderá optar entre dois tipos de modalidade: no bacharelado, você poderá trabalhar junto a igrejas, entidades e comunidades, mas também poderá se dedicar a atividades de pesquisa ou atuar em editoras, meios de comunicação e empresas de turismo com foco religioso.

Já na licenciatura, você estará apto a dar aulas em escolas, para alunos do ensino fundamental e médio, ou em universidades, sendo responsável pelas aulas de religião e também por outras disciplinas da área de educação ou ligadas aos conhecimentos filosóficos e humanísticos.

A duração média do curso é de 4 anos e, dependendo da instituição de ensino escolhida, você ainda poderá optar entre o curso presencial ou a distância.

Quais as disciplinas aprendidas na faculdade de teologia?

Matérias como filosofia, antropologia, sociologia, história geral e das religiões, cidadania, ética e moral, são essenciais para a formação do teólogo e estão presentes na programação da maioria dos cursos de graduação dessa área.

No entanto, a grade curricular pode apresentar algumas variações de faculdade para faculdade e, além destas disciplinas mais regulares, você poderá estudar outros assuntos mais específicos de cada segmento religioso, aprofundar a leitura e interpretação de textos bíblicos, adquirir conhecimentos relativos aos rituais litúrgicos e até sobre a administração de instituições religiosas.

Algumas características essenciais para quem quer se dedicar a essa profissão é se interessar muito pela leitura, ter espírito investigativo, estar atento a detalhes e possuir boas habilidades de comunicação, tanto oral quanto escrita, para saber expressar seus pontos de vista com clareza e objetividade. E para se sair bem na graduação e conseguir conquistar o diplomas, é preciso ter dedicação e estudar muito!

E se você se identificou com essas características e está interessando em saber mais sobre a faculdade de teologia? Antes de ingressar nessa carreira, acesse o nosso site e confira mais informações sobre o curso, a grade de disciplinas, o corpo docente e o campo de atuação profissional do teólogo.