Você está pensando em ingressar no curso de administração, mas ainda não tem certeza de que essa é a carreira que mais se enquadra no seu perfil e nos seus objetivos profissionais?

Então fique tranquilo e continue lendo esse post, pois hoje vamos desvendar as 4 dúvidas mais comuns sobre como é a faculdade de administração para que você fique bem informado e possa tomar a sua decisão de forma mais efetiva e tranquila. Confira!

1. Afinal, o que faz um administrador de empresas?

Vamos começar falando sobre o principal foco desse profissional, que é gerenciar as operações da empresa onde trabalha, participando do planejamento de projetos e do controle de recursos materiais, financeiros e humanos.

E por ser uma profissão altamente polivalente, você terá a oportunidade de interagir com diferentes departamentos e equipes e conhecer, na prática, a sua rotina, garantindo a otimização dos processos administrativos e o aumento da produtividade.

2. Que conhecimentos são aprendidos na faculdade de administração?

Desde o início do curso, a grade curricular combina conhecimentos das áreas de humanas e exatas, trazendo disciplinas básicas como matemática, sociologia, economia, direito e informática, e garantindo que você tenha uma formação mais ampla e multidisciplinar.

Ao longo dos semestres, você também terá matérias mais específicas como gestão de pessoas, financeira e de negócios, marketing, logística e comércio exterior e, dependendo da proposta pedagógica da instituição de ensino, você poderá se especializar em uma dessas áreas.

De acordo com a especialização que você escolher, o curso poderá ter uma duração de 4 ou 5 anos e, em algumas faculdades, você também poderá optar pela modalidade de ensino presencial ou a distância.

3. Como é o mercado de trabalho para administradores?

Por se tratar de uma carreira bastante abrangente, o mercado de trabalho é amplo e com diversas oportunidades de atuação. Confira alguns exemplos abaixo:

  • administrador em pequenas, médias e grandes empresas de diferentes segmentos de mercado;

  • funcionário público, com diversas possibilidades de concurso e bons salários;

  • gestor em fundações, institutos e organizações não governamentais (ONGs);

  • consultor empresarial, auxiliando outros gestores a identificar boas oportunidades para as suas companhias;

  • empreendedor em seu próprio negócio ou em projetos de startups.

4. Que habilidades preciso desenvolver para me destacar na carreira?

Para vencer a grande concorrência e se destacar no mercado de trabalho como administrador, versatilidade é uma característica essencial.

Por isso, é importante que você se mantenha sempre atualizado e tenha um conhecimento abrangente sobre assuntos como política, economia, gestão, marketing e outros temas importantes para o dia a dia de uma corporação.

Outras habilidades que farão a diferença no seu perfil profissional são: capacidade de adaptação para se adequar aos diferentes tipos de empresa, criatividade para a resolução de problemas, aptidão para trabalhar em equipe, liderança e espírito empreendedor.

Como você pode perceber, possibilidades de trabalho não faltam aos profissionais dessa área, mas para se destacar é preciso ter muita dedicação e flexibilidade para se adequar às necessidades da empresa.

Esperamos que esse post tenha solucionado algumas dúvidas sobre como é a faculdade de administração. E se você quiser mais informações sobre o curso ou dicas importantes sobre carreiras e o universo profissional, assine a nossa newsletter!