Depois de optar por qual curso superior fazer, é preciso decidir onde estudar. Essa decisão nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que ela requer a análise de uma série de fatores.

Para ajudar você a escolher a faculdade certa para a sua formação universitária e, consequentemente, obter uma capacitação profissional de qualidade, neste post, trazemos 5 dicas práticas, que vão dar aquela mãozinha.

Confira agora mesmo!

1. Verifique a tradição

Busque informações sobre a tradição da faculdade no que se refere à formação de profissionais no seu curso de interesse. Geralmente, quanto maior for a experiência, o número de profissionais formados e as atividades desenvolvidas em conjunto à comunidade, por exemplo, maior será a qualidade da capacitação acadêmica e profissional fornecida pela instituição.

2. Veja qual o conceito e a classificação do MEC

Toda instituição de ensino recebe do Ministério da Educação — MEC — avaliações contínuas sobre a qualidade geral do ensino oferecido para os seus alunos dos cursos de graduação. Por isso, antes de escolher a instituição de ensino, é necessário que você verifique se o conceito e a classificação feita pelo MEC são compatíveis ao nível de excelência que deseja.

3. Conheça as instalações e a infraestrutura

Seja qual for a área de concentração, o seu curso superior precisa ser oferecido em um local com condições adequadas às atividades de ensino e aprendizagem. Portanto, é crucial que você visite a faculdade para verificar se ela é composta por salas de aulas satisfatórias, laboratórios — se necessário à graduação escolhida —, biblioteca de qualidade e salas de estudos, por exemplo.

4. Saiba quem serão os seus professores

Para que uma formação acadêmica satisfatória seja possibilitada, é preciso que haja tanto o empenho dos alunos quanto a excelência dos professores. Nessa perspectiva, considerando que você vai fazer a sua parte como estudante, é essencial que a faculdade em que pretende ingressar conte com um corpo docente altamente qualificado.

Por isso, o futuro aluno de uma faculdade deve procurar informações acadêmicas e profissionais sobre os professores que atuam no curso que ele quer fazer. Em geral, essa busca pode ser feita no próprio site da instituição de ensino, quando ela indica a formação e a experiência dos seus docentes, ou em plataformas especializadas, acessando os currículos de cada um.

5. Converse com estudantes e ex-alunos

Além de obter informações mais objetivas sobre a faculdade, como nota do MEC e currículo docente, é fundamental conhecer o nível de satisfação de quem estuda ou já estudou nela. Isso é importante porque possibilita que o futuro aluno tenha impressões do que poderá encontrar na instituição, como qualidade educacional, oportunidades de estágio e indicação profissional, metodologias de ensino usadas e eventos.

Depois de já ter decidido pela graduação que deseja fazer e agora que já sabe como escolher a faculdade certa, chega a hora de se preparar para começar o seu curso superior. Por isso, não perca tempo, e veja como é o processo seletivo, a data do exame e outras condições necessárias para que possa ingressar na instituição que mais tem a ver com o seu perfil e aspirações profissionais.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter!