Existem diversos mitos que cercam a carreira e o curso de administração. A maior parte deles diz respeito às condições do mercado e da rotina de trabalho de um administrador de negócios, além da questão financeira.

É verdade que o ramo administrativo é indispensável para a gestão de empresas e negócios de todos os tipos e dimensões, mas é necessário que o estudante de administração esteja, desde o início de sua carreira, ciente de alguns percalços que podem vir a surgir e como driblá-los.

Afinal, para desfrutar das vantagens de uma profissão é necessário saber lidar com os desafios que ela oferece.

Pontuamos, neste artigo, as 4 principais lendas em relação à área de administração, como as coisas realmente acontecem na prática e quais os primeiros passos a seguir para ingressar na carreira de administrador.

1. Emprego garantido

O mercado de trabalho demanda profissionais de administração frequentemente, e entre as principais vantagens na carreira em administração, estão:

  • possibilidade de atuar em diversas áreas, como marketing, gestão de processos e pessoas, RH etc;

  • número significativo de ofertas vagas para administrador;

  • formação interdisciplinar que envolve ciências humanas e exatas;

  • diversas universidades brasileiras, tanto no âmbito do ensino público quanto privado, oferecem cursos de administração.

Já entre os principais desafios na área, se encontram:

  • no Brasil, existem muitos profissionais formados em administração;

  • o curso de administração está entre os mais disputados no país.

2. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho, para o profissional em administração, apesar das diversas demandas, conta com muitos profissionais formados, o que torna a disputa por essas vagas bastante acirrada.

Dessa forma, o estudante que espera grande facilidade de inserção no mercado, após a conclusão da graduação, precisa conhecer melhor as áreas que têm maior demanda e focar na sua formação nesse sentido. Assim como investir em se aperfeiçoar cada vez mais.

3. Aplicação da teoria administrativa

O curso de administração tem sua grade de disciplinas formada, em grande parte, por disciplinas teóricas, ou seja, em que são estudadas as teorias de diversos pensadores no intuito de compreender sua aplicação na realidade material.

Acontece que, na prática administrativa do dia a dia, o administrador raramente consegue utilizar tais conhecimentos para traçar estratégias de trabalho. Dessa forma, está aí a sua chance de utilizá-las e, então, destacar-se na área.

4. Habilidade com os números

Quem pensa que para ser um bom administrador basta ter facilidade com números e cálculos, está enganado. Como já mencionamos, boa parte do curso de graduação é formada por disciplinas teóricas e de ciências humanas, como psicologia e sociologia.

Além disso, um dos pré-requisitos para ser um bom administrador é possuir habilidades de comunicação e, sobretudo, de trato com as pessoas. Engana-se aquele que tem a imagem do administrador que fica atrás da mesa fazendo contas e sem manter contato direto e constante com outros seres humanos.

5. Desafios e benefícios da carreira em administração

Vimos que, a despeito da grande oferta de cursos de graduação em administração nas universidades brasileiras, a concorrência nos exames de admissão para administração é muito concorrida.

Além disso, o grande número de profissionais formados todos os anos, nessa profissão, torna concorridas também as vagas ofertadas pelo mercado de trabalho. A maior parte das disciplinas que compõe o curso está relacionada às teorias sociais, embora as ciências exatas estejam também presentes.

O curso de administração está entre os mais procurados pelos estudantes brasileiros. E não são todos que sabem como o curso é constituído, quais os mitos e verdades. Agora que você sabe, aproveite esse diferencial e destaque-se entre os concorrentes.

Apesar das condições do mercado não estarem baixas, as vagas também estão longe de serem abundantes conforme idealizam alguns. Portanto, mãos à obra.

É importante frisar que a carreira em administração é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção, sobretudo para aqueles estudantes que têm facilidade em lidar com pessoas, gosto pela leitura e matemática e, claro, um perfil de liderança.

Se você gostou dessa postagem, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros textos sobre o tema.