A preparação para a faculdade é, por si só, um período de grandes mudanças, descobertas, novas experiências e, também, novas despesas.

Não importa se você escolheu uma instituição de ensino pública ou privada, os gastos com educação, que incluem alimentação, moradia — para quem vai estudar em outra cidade — materiais didáticos e até aquelas saidinhas com o pessoal da faculdade, precisam caber no seu bolso!

E para ajudar você a vencer esse desafio, separamos 5 ótimas dicas que vão ajudá-lo a economizar o seu dinheiro para cobrir todas as despesas e não passar aperto durante o seu período universitário.

1. Faça um planejamento financeiro

A primeira dica para começar a poupar dinheiro é conhecer o seu orçamento mensal.

Comece fazendo uma previsão realista das despesas que você terá nessa nova fase da vida, utilize essas informações para construir a sua planilha de gastos e coloque tudo na ponta do lápis: dos valores maiores como aluguel, transporte e supermercados mensais até o valor do ingresso do cinema ou aquele happy hour na sexta-feira.

2. Defina metas

O seu objetivo principal é guardar dinheiro para as despesas da faculdade, certo?

Então procure estabelecer um valor total, estipule o período de tempo necessário para atingir esse montante e avalie quanto dinheiro você precisará reservar por mês para alcançar a sua meta com sucesso.

3. Aproveite a tecnologia

Depois de fazer o seu planejamento financeiro e estabelecer as suas metas, utilizar um aplicativo de gestão de finanças é uma solução muito eficaz para atingir o seu objetivo de poupar dinheiro.

Com a ajuda dessa ferramenta, é possível registrar, diretamente no seu celular ou tablet, todas as suas despesas e receitas, controlar os gastos e organizar o seu orçamento de um jeito simples e prático.

4. Faça listas e pesquise preços

Listas são ótimas formas de organizar nossas atividades, os compromissos do dia e também de elencar as nossas necessidades.

Por isso, antes de correr para o mercado ou encher o carrinho naquele seu site favorito, liste tudo o que você acha realmente indispensável, faça uma pesquisa e compare os preços para encontrar os itens com o melhor custo-benefício.

Assim, você evita gastos supérfluos e tem a certeza de que comprou realmente o que era essencial.

5. Procure por bolsas e programas de financiamento estudantil

Antes de escolher a faculdade em que você vai estudar, é muito importante avaliar alguns tópicos como indicadores de qualidade do seu curso, grade curricular, corpo docente e também se a instituição oferece alternativas que ajudem a custear o curso.

Se você optar por uma faculdade particular, existem boas alternativas como as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni ou financiamentos estudantis, como o FIES, que possibilitam o parcelamento das mensalidades com taxas de juros bastante reduzidas.

E se você for aprovado em uma universidade pública, vale a pena se candidatar às bolsas oferecidas pelos projetos voltados à pesquisa científica, ao esporte ou às artes, que podem render um dinheirinho extra, além de contar pontos positivos para o seu currículo profissional.

Esperamos que essas sugestões possam ajudá-lo a fazer uma boa poupança para bancar os seus gastos com educação e garantir mais tranquilidade para manter o foco somente nos estudos.

E se você quer boas dicas para se organizar na preparação para o vestibular, não deixe de conferir o nosso post sobre como criar um programa de estudos campeão!