O perfil profissional é, em linhas gerais, o resumo das habilidades, competências e qualificações de uma pessoa. Conhecer o próprio perfil é passo importante para escolher o curso certo e uma área/segmento em que você realmente goste de atuar. Além disso, ajudar a mostrar para as empresas, por meio do currículo, quem você é como profissional e as potencialidades que têm para oferecer.

Neste post, você vai entender o que é perfil profissional, como definir o seu e, ainda, as vantagens de atuar em uma área que tem a ver com o seu perfil.

O que é perfil profissional?

O perfil profissional é a forma como você se apresenta na carreira. O conceito deve ressaltar, de forma resumida, suas principais competências e habilidades.

É importante, ainda, que o seu perfil mostre as principais conquistas que você alcançou e suas experiências profissionais anteriores, como áreas/segmentos em que já atuou e atividades que exerceu.

Como definir o seu perfil?

Agora que você sabe o que é perfil profissional, chegou a hora de aprender como definir o seu. Para isso, considere os seguintes aspectos:

Competências

Um perfil profissional completo mostra as principais competências da pessoa. É importante dar preferência para aquelas que são reconhecidas por seus colegas e superiores, além de poderem ser comprovadas de alguma forma.

Entre as competências que podem ser citadas estão capacidade de cumprir prazos, orientação para atender cliente e liderar.

Habilidades

As habilidades também não podem ficar de fora do seu perfil profissional. Nesse sentido, é preciso mostrar aquilo que você sabe executar. Como fazer planejamento estratégico, revisar textos, desenvolver aplicativos para celulares etc.

Qualificações

Na hora de definir o seu perfil profissional, mostre ainda, de forma resumida, suas principais qualificações. Onde estudou, prêmios recebidos, cursos relevantes para a área em que deseja atuar etc.

Experiências anteriores

As experiências anteriores também devem fazer parte do seu perfil. Caso tenha atuado no varejo, por exemplo, mencione isso no seu perfil. Mesmo quem não tenha tido nenhuma experiência profissional pode citar trabalhos voluntários ou possíveis bolsas de estudo. Reflita sobre como as suas experiências de trabalho anteriores influenciaram em quem você é como profissional.

Quais as vantagens?

Ao definir o seu perfil profissional, você aumenta consideravelmente as chances de ter sucesso na carreira. A descoberta ajuda a definir as áreas com que tem mais afinidade. Saber suas principais competências e habilidades também permite que você selecione cargos, empresas e, até mesmo, faculdades que realmente tenham a ver com você.

Ao trabalhar em algo que possibilite que você aplique o que tem de melhor como profissional, você só ganha: trabalha mais feliz, torna-se mais produtivo e entusiasmado. De quebra, conquista mais qualidade de vida ao ter a oportunidade de ouro de usar o seu potencial na área certa. Com isso, aumenta as chances de alcançar ganhos mais expressivos.

É importante ter em mente que o perfil profissional deve ser curto, objetivo e passar longe dos clichês. Usar palavras como “perfeccionista” e “pró-ativo”, por exemplo, não faz muito pela sua carreira.

Caso vá escrever o seu perfil profissional no currículo, procure usar a linguagem da área que deseja atuar e apostar em palavras-chave que ajudem a se destacar em relação a outros candidatos.

E você, entendeu por que é importante descobrir seu perfil profissional? Conta pra gente!