Ingressar em um curso superior tem se tornado o objetivo de um número cada vez maior de pessoas. Alcançar essa meta exige que o futuro estudante seja aprovado no processo seletivo da instituição, o qual, em geral, é constituído por questões de múltipla escolha e uma produção textual, que tem grande peso. Por isso, vamos ajudar você a ir para a faculdade, revelando 5 segredos para conseguir uma boa nota na redação para vestibular. Confira!

1. Esteja atento às atualidades

Toda proposta de redação de vestibular tem um tema, que, normalmente, diz respeito a assuntos de natureza social, política ou econômica, que gera alguma polêmica e pode ser abordado por diferentes pontos de vista. Dessa forma, uma das características dos temas comumente solicitados para as produções textuais em processos seletivos universitários é que eles são atuais.

Por isso, é fundamental estar atento às atualidades, o que pode ser feito por meio de leituras de revistas, jornais, livros e artigos de opinião, por exemplo. Também é possível estar sempre atualizado assistindo a programas televisivos que tratam de temáticas de interesse sociopolítico e econômico e também acessando sites de divulgação científica.

2. Procure propostas de redação anteriores

Para redigir uma boa redação, é preciso conhecer de antemão o tipo de formato cobrado pela instituição de ensino, uma vez que é comum que as configurações variem de acordo com a universidade. Muitas pedem textos dissertativos, algumas especificam o gênero textual, solicitando cartas argumentativas, por exemplo, enquanto outras exigem ainda que seja dada uma possível solução para um problema.

3. Conheça bons exemplos de redação para vestibular

Embora os formatos de redação possam variar de faculdade para faculdade, um bom texto pode ser reconhecido em qualquer configuração. Nessa perspectiva, é muito importante procurar por redações que receberam boas notas em vestibulares, pois, afinal, nada como ter um bom exemplo para seguir. Esses textos podem ser encontrados em sites especializados gratuitos.

Bons exemplos de redação ajudam a identificar como o redator construiu o seu texto a partir da temática proposta e de que maneira uma redação deve ser formalmente estruturada. Com eles, é possível verificar formas de organização textual, relações estabelecidas entre títulos e corpos do texto, tipos de argumentação, alternativas de conclusão, entre muitos outros aspectos.

4. Estude as regras gramaticais

Redações de vestibular são escritas na norma padrão da língua, o que exige o conhecimento e o uso correto das regras gramaticais do português. Portanto, é crucial que se estude concordâncias e regências verbais e nominais, emprego de pontuação, tempos verbais, uso de pronomes, acentuação, entre outras regras importantes.

O estudo gramatical pode ser feito na prática, ou seja, tanto por meio da resolução de exercícios específicos sobre os elementos apontados acima, quanto a partir da produção de textos, de modo a atentar-se para o emprego adequado da norma padrão.

5. Treine a sua escrita

Uma boa redação para vestibular requer o treinamento da escrita. Por isso, quem fará um processo seletivo para ingressar em uma faculdade deve produzir textos ao longo de sua preparação. Esse treino pode ser feito com base nas propostas de redação anteriores encontradas, preferencialmente da faculdade em que fará o vestibular, e a partir dos bons e exemplos de produção textual identificados.

Gostou do post? Então, o compartilhe em suas redes sociais!