Vai encarar o vestibular e precisa intensificar o aprendizado? Ao elaborar um cronograma de estudos, a rotina fica muito mais simples e eficiente. Com um planejamento adequado você consegue aproveitar melhor o tempo, se concentrar nas matérias e ampliar as chances de aprovação na faculdade.

Para ter sucesso, é preciso ter foco e disciplina, garantindo o cumprimento do calendário. E aí, quer saber como se preparar? Continue a leitura e confira o passo a passo para elaborar um plano de estudos!

Escolha a faculdade que pretende cursar

Procure definir as universidades que pretende prestar o vestibular. Assim, fica mais fácil você compreender a metodologia das provas, os conteúdos mais abordados e fazer um direcionamento para os seus estudos.

Procure provas antigas e converse com um professor para que ele possa orientá-lo sobre como se preparar melhor para elas. Guarde esses materiais para usá-los na etapa final de preparação.

Defina o número de horas disponíveis

Como é a sua rotina? Você trabalha e estuda ou apenas está se dedicando para o vestibular? Defina as horas disponíveis para estudar e procure conhecer os horários em que você tem mais atenção.

Por exemplo: algumas pessoas são mais produtivas no período da manhã, perdendo o rendimento no final do dia. Se esse é o seu caso, procure acordar cedo e começar a estudar a partir das 7 horas. Seu dia renderá mais e você fixará melhor os conteúdos.

Monte um cronograma de estudos eficiente

Faça um organograma das matérias que precisa estudar e divida-as por dia e horário. Procure mesclar os assuntos para não deixar a rotina tão cansativa.

Por exemplo: procure estudar, em um mesmo dia, matérias como português e matemática. Elas são completamente diferentes e ajudarão a manter uma maior concentração do que se dedicasse um período inteiro para cálculo.

Porém, considere as disciplinas que possui menor e maior dificuldade e mescle os conteúdos. Também é recomendável dedicar um tempo maior para aquelas que você não gosta tanto e demora mais para aprender, pois elas serão o seu maior problema durante a prova.

Lembre-se de anotar os dias da semana disponíveis para estudar e estabelecer intervalos de 10 minutos após 45 minutos de estudo. Assim, você garante a concentração necessária para absorver os conteúdos e consegue relaxar um pouco.

Dedique um tempo para melhorar a sua redação

A redação tem um peso muito grande no vestibular e costuma exigir cerca de 1h20min de atenção durante a prova. Logo, dedique ao menos duas horas por semana para treinar a sua dissertação.

Peça ajuda a um professor para revisar seus textos, apontar os problemas e mostrar qual seria a melhor maneira de escrever. Quanto maior for a sua nota no dia do vestibular, maiores as chances de ingressar na universidade.

Vale lembrar que, no dia da prova, você deve dedicar um tempo para revisar o texto e corrigi-lo antes de escrever a versão final. Assim, você evitará muitos erros.

Estabeleça um dia para a revisão dos conteúdos

Escolha um dia e horário para fazer a revisão dos assuntos estudados durante a semana. Esse é um modo de melhorar a fixação da matéria. Procure fazer a leitura de resumos e praticar alguns exercícios — quando forem disciplinas da área de exatas.

Intensifique o preparo nos últimos meses

Nos três meses que antecedem o vestibular, procure incrementar os seus estudos com revisões dos primeiros assuntos vistos por você, participar de simulados e treinos.

Esse é o momento de pegar as provas dos vestibulares anteriores que você separou e tentar responder às questões. Depois, confira o gabarito e revise os assuntos que você não acertou.

Descanse e divirta-se

É importante lembrar que um estudante também precisa descansar e se divertir. Portanto, separe um dia da semana para passear com amigos ou familiares, fazer uma caminhada, assistir a um bom filme e simplesmente relaxar. Afinal, uma mente cansada não consegue pensar direito.

Pronto! Agora você já sabe como montar um cronograma de estudos. Aproveite para compartilhar o assunto nas redes sociais e ajudar outros colegas!