Conforme a sociedade e as tecnologias evoluem, o mercado e as empresas também. Consequentemente, a carreira de administrador encontra-se em constante mudança e, atualmente, proporciona uma variedade de caminhos que você pode percorrer após a faculdade de administração.

Entretanto, outra característica da área é a concorrência cada vez maior. Isso faz com que a exigência também aumente, forçando cada profissional de qualidade a mostrar que não é só mais um entre tantos outros.

Portanto, se essa é a jornada que você quer trilhar em sua carreira, é importante entender o que espera você e como se preparar para a faculdade de administração. Dessa forma, você iniciará o curso já entendendo melhor o contexto da profissão e como você deseja se estabelecer dentro dele. Está esperando o quê? Continue a leitura!

O que você vai ver na faculdade de administração?

Podendo atuar em diferentes setores de uma empresa, o administrador é o profissional responsável por gerenciar os Recursos Humanos, financeiros e materiais da companhia de maneira geral. Para tornar o estudante capaz de fazer isso, a faculdade de administração inicia com matérias mais amplas que, aos poucos, se especificam.

Assim, inicialmente, o foco é nos conteúdos que formam a base da administração, como cálculo, estatística, psicologia, gestão de empresas e informática. Com o passar dos semestres, as matérias passam a ir mais fundo — e o aluno pode até mesmo escolher o que vai estudar de acordo com suas áreas de maior interesse.

Dessa maneira, a faculdade de administração forma profissionais multifacetados e completos, mas já encaminhados para uma especialização dentro das diferentes vertentes da profissão.

O que o estudante pode — e deve — fazer durante o curso?

Assim como em quase todas as outras áreas de atuação, o administrador se beneficia dos contatos feitos ao longo de sua carreira. E a faculdade representa o início dessa jornada! Ao contrário do que muito pensam, contatos não servem apenas para indicar vagas, mas também para serem seus parceiros e aliados no mundo da administração.

Portanto, aproveite os diversos trabalhos em grupo que você terá ao longo do curso para aproximar-se dos melhores e mais dedicados alunos — eles têm tudo para se tornarem profissionais do tipo que você também quer ser.

Além disso, demonstrar iniciativa, inteligência, criatividade, ótima organização e talento para trabalhar em equipe (especialmente se você liderar o grupo) são qualidades que seus professores não deixarão de perceber. Eles também podem ser fortes aliados!

De maneira geral, o que você deve fazer durante a faculdade de administração é sair da sua zona de conforto, aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo curso e entender que sua carreira começa ali. Então, dê o seu melhor todos os dias.

O que fará você se diferenciar no mercado de trabalho?

Como você viu, terá que se esforçar bastante durante a faculdade — mas, é claro, a batalha continua após a formatura. O crescimento da área e a quantidade de alunos concluindo o curso todos os anos faz com que a concorrência seja alta e, nesse contexto, destacar-se dos demais é fundamental.

Chegar ao mercado de trabalho com alguma experiência internacional — adquirida durante um intercâmbio, por exemplo — é interessante. Isso mostrará que você tem conhecimento sobre a administração no exterior, algo valorizado pelas cada vez mais globalizadas empresas atuais. Além disso, o domínio do inglês é imprescindível para o administrador, enquanto outros idiomas surgem como grandes diferenciais.

Continuar se aprofundando dentro da área em que você escolheu atuar também destacará você da concorrência. Apesar da grande quantidade de administradores brigando por vagas, lembre-se de que nem todos estão capacitados no nível exigido pelo mercado. Os melhores e mais preparados chegam a ser disputados pelas empresas!

Então, não pare de estudar, não se acomode e busque maneiras de manter-se atualizado com o que está acontecendo na sua área e na administração como um todo.

E aí, será que a faculdade de administração é o caminho para você? Entre em contato com a gente e descubra mais sobre o curso e a carreira que você pode ter pela frente!