Você vai prestar o vestibular, mas está com dificuldade para encontrar tempo para estudar todas as matérias? A organização é fundamental para quem precisa coordenar muitas atividades diariamente.

Por isso, preparamos 6 dicas para ajudá-lo nesse processo a fim de garantir o seu ingresso na faculdade. Vamos lá?

1. Faça um cronograma de estudos

O primeiro passo para otimizar o tempo para estudar é criar um cronograma. A dica é anotar os horários disponíveis para o aprendizado das disciplinas e criar uma tabela com os assuntos que devem ser explorados a cada dia.

Por exemplo: você pode determinar que estudará de segunda a sexta-feira os conteúdos apresentados em sala de aula, caso você faça algum curso preparatório para o vestibular. Se não é o caso, é só organizar por matérias de dificuldades até as que você tem facilidade.

Assim, no primeiro dia da semana você realizará exercícios das disciplinas discutidas naquele dia junto a turma, e assim por diante. Já o sábado pode ser utilizado para a revisão de todos os conteúdos da semana. Dessa maneira, fica mais fácil memorizar os assuntos e ir bem na prova.

Para complementar, você pode direcionar algumas horas de estudo para resolver questões de vestibulares anteriores da universidade que pretende entrar. A prática leva à perfeição, por isso é uma ótima aliada para que você tenha sucesso!

2. Crie metas e dedique um tempo para estudar

Para que você consiga manter o foco nos estudos, é importante criar metas diárias, semanais e mensais. Caso um dia você não consiga cumpri-la, terá que compensar em um momento posterior.

Contudo, o fator principal de estabelecer objetivos é que você terá maiores chances de atender o que foi proposto, pois entenderá que precisa evitar distrações durante o tempo de estudo.

3. Crie uma lista de prioridades

Depois de criar as metas é hora de entender as prioridades. Quais são as matérias que você tem mais dificuldade? São elas que você precisa estudar primeiro! Elas devem fazer parte da sua lista de preferências no cronograma de estudos e precisam prevalecer sobre qualquer outra atividade da semana.

4. Escolha um local próprio para os estudos

Onde você costuma estudar: na sala de televisão ou outro ambiente barulhento? Esqueça isso! Escolha um espaço silencioso para que você possa manter o foco no estudo. Pode ser a biblioteca pública, a cozinha (desde que não tenha ninguém conversando com você) ou o quarto.

O importante é ter uma mesa e uma cadeira para que você possa se posicionar corretamente e consiga se dedicar ao aprendizado das disciplinas. Depois de definir o local, procure mantê-lo organizado para que você consiga se concentrar. Evite manter o celular por perto e peça para que seus familiares ou amigos não o interrompam nesse momento.

5. Evite acumular conteúdo

Siga, sempre que possível, o seu cronograma de estudos e as prioridades da sua lista. Dessa maneira, você evita que o conteúdo acumule e se torne cada vez mais difícil a memorização dos assuntos.

6. Determine um período para relaxar

Você não é uma máquina, certo? Então, precisa encontrar algum momento para relaxar, conversar com amigos e praticar atividade física. Dedique o seu tempo para estudar nos horários corretos (de preferência no período diurno) e reserve uma hora do dia para fazer algo que você gosta.

Além disso, é recomendável deixar o domingo livre para que você consiga se distrair e descansar da jornada semanal. Esses momentos serão essenciais para você conseguir estar preparado para o vestibular.

Percebeu que é simples encontrar tempo para estudar? Basta organizar a rotina, listar suas prioridades e cumprir as metas. Este post ajudou você? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar os seus amigos que passam pela mesma situação!